Caro Visitante,
seja muito bem-vindo.
Compilamos para
você alguns depoimentos de professores do Curso Melhor Gestão – Ciências- 2013,
onde estes relatam suas primeiras experiências com a leitura e como ela os
influenciou para o restante de suas vidas.
Saboreie as
histórias e sinta-se convidado a deixar a sua contribuição, quer narrando a sua
experiência, quer comentando o que você leu.
Olá Pessoal!
Recentemente estava conversando com meu pai e ele disse que se lembrava de ter saído comigo para ir à padaria e eu li, pela primeira vez para ele, e foi a palavra farmácia. Adorei saber disso.
Minhas memórias em relação à leitura se iniciam por volta dos cinco anos , quando comecei a ganhar coleções do Circulo do Livro ,para crianças, que eram lidas pelos meus pais e que ao ser alfabetizada reli inúmeras vezes. Era muito importante ter "MEUS" livros,que até hoje são meu objeto de consumo favorito.
Minhas mestras de “1ª série” ( Dona Isolda) e da “4ª série” ( Dona Aparecida), nos levavam à biblioteca ( uma sala não muito grande, bem organizada, com uma grande mesa central e com carteiras em volta da sala) para fazermos leitura de livros escolhidos por nós, era o paraíso! Havia uma bibliotecária sempre com o rosto sério , mas solícita para nos atender. Ao escrever, parece que estou no local, pura magia.
Depois me lembro do livro Xisto no Espaço, da 5ª série, que achei enorme, porque não tinha figuras e fiquei orgulhosa de mim por ter vencido o desafio. Depois veio o Escaravelho do Diabo, da Coleção Vaga Lume, que marcou porque adorei a história. Com a maturidade, variei os gêneros e autores e aprendi até a gostar da leitura técnica.
Hoje leio menos do que gostaria, mas procuro transitar pela leitura em todas as mídias e estou escolhendo o título do meu primeiro livro virtual. Assim passar pela experiência, compartilharei com vocês.Professora Cláudia Maria A. Peres Carmagnani Monteiro
Lendo os comentários e relatos de todos os colegas durante o curso de formação de ciências e também os relatos das pessoas conhecidas fiquei tentando me lembrar quem marcou a minha infância em relação à leitura e escrita e, a lembrança mais marcante que tenho foi da minha professora da primeira série, que já era uma senhora de bastante idade, mas muito carinhosa com seus alunos, naquela época ainda usávamos a cartilha caminho suave e ela nos colocava sentados em seu colo para nos ajudar na leitura, isso nos dava uma segurança enorme e acredito que isso tornou muito mais fácil o aprendizado, já no ensino fundamental surgiu o interesse pelos livros de aventura e a partir daí foram surgindo novos interesses, até que no ensino médio descobri a paixão pela leitura de textos científicos, incentivada pela minha professora de biologia, que foi a grande responsável por minha escolha. Apesar de não ter muito tempo para ler, entendo que a leitura tem um papel fundamental na minha vida, pois a partir dela também consegui desenvolver maior habilidade na escrita e na exposição das minhas opiniões sobre diversos assuntos.
Professora Márcia Maria Ladeira da Silva
Durante minha infância, sempre tive o incentivo da minha família para ler e escrever, mas com toda certeza, minha professora de português de quinta a sétima série foi quem despertou a paixão pela leitura em mim e acredito que em grande parte da minha turma. Lembro de como ela nos "convencia" de que a leitura de um livro poderia ser um prazer... e aos poucos deixamos de ler por obrigação e passamos a visitar a biblioteca da cidade com muita freqüência. Adorávamos a Série Vagalume! Meu interesse pelos livros chegou a um ponto que comecei a me atrair por uma coleção de capa verde que minha tia tinha na estante da sala dela, e ainda na sétima série ela começou a me emprestar, um por vez: eram obras de José de Alencar (O Guarani, Iracema,Ubirajara, Senhora, Lucíola). Esse hábito me acompanhou por todo Ensino Médio, e só foi prejudicado na época da faculdade, pela falta de tempo, já que tinha que me dedicar a leitura de textos específicos. Ultimamente tenho trabalhado para voltar a ler como lia antes, pois acho que é uma terapia!
Professora Angélica Patrícia Pavezzi Barbero
Olá a todos, minha experiência com a leitura começou na escola, lembro que lia os livros e fazia os resumos, e frequentava a biblioteca, lia os livrinhos da coleção vagalume como o "rapto do garoto de ouro", essa foi a base para ter o gosto pela leitura, já no ensino médio tive literatura, que era uma das disciplinas e uma ótima professora, que me apresentou varios outros livros. Na faculdade muitos textos técnicos e informativos, e hoje gosto de ler jornais e revistas. Gostaria de ter mais tempo para ler, é um hábito que deve ser cultivado.Professora Sandra Macedo Mesquita Cadamuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário